CRM
Salesforce

Quais as vantagens da otimização do CRM Salesforce?

Devido à rápida evolução tecnológica, os agora indispensáveis CRMs estão constantemente em atualização, na tentativa de acompanhar as exigentes necessidades dos seus utilizadores. Como consequência, acabam muitas vezes por ficar rapidamente desajustados e não ser devidamente aproveitados. Por esta razão, a implementação de um CRM não deve ser um projeto pontual, mas sim um projeto contínuo de melhoria e otimização. 

A Salesforce não é exceção. A empresa lança centenas de atualizações e novas funcionalidades três vezes por ano, durante os lançamentos sazonais que acontecem na Primavera, Verão e Inverno.

Este ritmo frenético pode ser avassalador, e a realidade é que muitas empresas acabam por sentir dificuldades em acompanhar o fluxo de atualizações Salesforce. Como consequência, o CRM acaba por ficar rapidamente desajustado e pode, inclusive, não ser devidamente aproveitado, pois as novas funcionalidades acabam por não ser utilizadas.

É o caso, por exemplo, da automação e da inteligência artificial, duas grandes tendências tecnológicas exploradas no CRM Salesforce que, devido à sua complexidade e a este constante fluxo de atualizações, podem ser “esquecidas” por muitos clientes. 

Por esta razão, e ao contrário do que muitos pensam, a implementação de Salesforce não deve ser um projeto pontual, com data de início e fim, mas sim um projeto contínuo de melhoria e otimização.

 

Quais as vantagens de atualizar e otimizar o CRM Saleforce?

  1. Tirar proveito das inovações tecnológicas
    Conhecendo as novas funcionalidades disponíveis nos lançamentos sazonais da Salesforce, poderá perceber de que forma estas se enquadram nos fluxos de trabalho da sua empresa e, assim, começar a utilizá-las. Desta forma, consegue rentabilizar a plataforma que já adquiriu.
     
  2. Aumentar a produtividade e eficiência da sua equipa
    Estar a par das atualizações do CRM Salesforce permite-lhe automatizar os processos passíveis de automatização.
    Não importa o quão simples ou rápida uma tarefa é; se tiver que ser feita duas vezes da mesma forma, é muito provável que a consiga automatizar através de ferramentas que já detém (Process Builder ou Flow Builder), e aumentar assim a eficiência do seu serviço.
    A sua equipa vai agradecer o tempo extra para se dedicar a tarefas que são realmente importantes, e, para além disso, vai aumentar a produtividade.

  3. Escalar o seu negócio sem limitações
    Com o crescimento das empresas surgem também novas necessidades. Um projeto contínuo de melhoria e otimização permite-lhe ajustar a sua plataforma de CRM Salesforce de acordo com essas mesmas necessidades. 
    Quer pretenda internacionalizar a sua empresa ou alterar a estrutura da sua organização, vai ter sempre uma plataforma atualizada e ajustada à sua realidade atual.

Como lidamos com as objeções dos nossos clientes 

Elaborámos uma lista com os principais entraves sentidos pelos clientes da LOBA na otimização do seu CRM Salesforce, e apresentamos-lhe algumas soluções:

  1. Não utilizar todo o potencial da plataforma
    Uma grande parte dos nossos clientes utilizava apenas 60-70% das ferramentas que tinham disponíveis.
    Em conjunto, analisamos de que forma estas funcionalidades poderiam ser uma mais-valia para o seu negócio e apoiamo-los em todo o processo de implementação, desde o planeamento à formação. Desta forma, estes clientes conseguiram potenciar ao máximo a ferramenta, rentabilizando o seu investimento inicial.
     
  2. Fluxos de trabalho desajustados à realidade atual
    Com o passar dos anos e o crescimento dos negócios, as ferramentas implementadas podem deixar de refletir os processos atuais do cliente.
    Após uma análise detalhada de tudo o que já não faz sentido e tudo o que é imprescindível, implementámos um conjunto de alterações que apoiam a gestão da mudança e antevêem pontos de resistência.Estas alterações podem ser coisas tão simples como adicionar um campo, ou mais avançadas, como a automatização da renovação de contratos ou encomendas. São tarefas aparentemente inócuas, mas que fazem toda a diferença no dia-a-dia das empresas.
     
  3. Baixa taxa de adoção
    A grande vantagem da utilização da ferramenta Salesforce é a centralização da informação numa única plataforma, criando uma única “fonte de verdade” para toda a empresa.
    No entanto, muitas vezes os clientes procuram-nos, pois sentem que os seus colaboradores não utilizam a plataforma e recorrem a outros sistemas. Isto pode acontecer por várias razões: podem não reconhecer as vantagens na utilização do CRM, achá-lo complicado ou sentir, até, que dificulta a realização de tarefas.
    Nestes casos, promovemos sessões de formação onde explicamos como as equipas devem utilizar a ferramenta e agilizar as suas tarefas. Os colaboradores ficam, assim, mais familiarizados e confortáveis com a plataforma, tornando-se, inclusive, autênticos promotores e defensores da utilização do CRM Salesforce.
     

     

Um projeto contínuo de melhoria e otimização do CRM é o ideal para a minha empresa?

Responda a estas questões:

  1. A minha empresa vai expandir para outro mercado ou país?
  2. A minha equipa cresceu rapidamente, ou vai crescer? Vou ter que reajustar a estrutura da empresa?
  3. Sinto que não estou a tirar proveito do investimento que fiz na plataforma?
  4. A plataforma não reflete os processos de trabalho atuais?
  5. Os colaboradores recorrem a outros sistemas para fazer tarefas que poderiam fazer em Salesforce?
     

Se a sua resposta foi sim a algumas destas questões, acreditamos que a nossa avença de melhoria contínua de Salesforce possa ser uma mais-valia para a sua empresa. 

Na LOBA, fazemos um diagnóstico das suas necessidades e criamos um serviço altamente personalizado, que vai de pequenas melhorias à adoção de novas funcionalidades e automatização de processos. 

Tudo para potenciar ao máximo a sua ferramenta de CRM Salesforce. 

Se estiver interessado em saber mais sobre este modelo de avença, teríamos todo o gosto em conversar consigo! 

Agende uma chamada ou videochamada connosco → 

Conheça alguns dos nossos projetos de Salesforce →

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos