scroll

Case Study - Fundação de Serralves

Digital

Fundação de Serralves
2021
Digital
Case Study - Fundação de Serralves

Estratégia definida
Os trabalhos com a Fundação de Serralves iniciaram a 19 de outubro de 2020, após a elaboração de um plano estratégico e definição em conjunto com o cliente sobre as ações a tomar. 
Pretendia-se aumentar o número de visitantes e amigos de Serralves, reforçar a notoriedade, a visibilidade e credibilidade nacional e internacional e promover a sustentabilidade da Fundação e o compromisso com os seus colaboradores, por forma a estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela arte contemporânea, arquitetura, paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro.

Implementação da estratégia 
A implementação da estratégia e respetivo plano, que incidiram sobre o Instagram e o Facebook, com uma produção mensal de cerca de 300 posts por rede, decorreram num crescendo de identificação e de resultados. Foram delineadas regras, procedimentos e priorização dos objetivos. Os ajustes e as adaptações ao plano inicial e metodologia ocorreram de forma contínua. 
A LOBA acompanhou presencialmente eventos, permitindo ir ao encontro da identidade da empresa e à concretização dos objetivos.

Resultados da estratégia
Os resultados são notórios, tanto num aumento de seguidores, interação e alcance, mas também com crescimento da procura presencial.
Para melhor transparência e perceção dos resultados, apresentamos dados orgânicos para cada uma das redes sociais, com uma amostra temporal de 3 meses.
Sendo o foco o aumento da comunidade, que já ultrapassou a barreira dos 125K seguidores no Instagram e 245K no Facebook, deu-se também um aumento das taxas de interação com as publicações.

Fundação Serralves - 1 - LOBA.cx

A Fundação de Serralves foi criada em 1989 e é...

detentora de um valioso património histórico e cultural, que inclui o Museu, a Casa de Serralves e o Parque de Serralves. A sua visão é ser um centro de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitectura, Paisagem e questões críticas para a sociedade e o seu futuro, promovendo a diversidade da oferta cultural através de uma proposta inovadora intervenção que, de forma sustentada, atrai diversos públicos e induz o apoio da Comunidade.

Património

Fundação Serralves - 2 - LOBA.cx

Desafio digital na Serralves:

Aumentar o número de visitantes e amigos, reforçar a notoriedade, visibilidade e credibilidade nacional e internacionalmente, promover a sustentabilidade da Fundação e o compromisso com os seus colaboradores, por forma a estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela arte contemporânea, pela arquitetura, pela paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro e promover a Fundação além fronteiras. 

Para ajudar na concretização deste propósito a LOBA propôs-se digitalmente a: 

  • Aumentar o número de seguidores;
  • Aumentar a taxa de conversão. 
Fundação Serralves - 3 - LOBA.cx
Fundação Serralves - GIF - LOBA.cx

Estratégia e implementação com a LOBA.cx

A LOBA.cx iniciou o trabalho com a Fundação de Serralves a 19 de outubro de 2020, em que procedeu à análise e identificação de serviços, concorrências, objetivos, keywords, personas e definiu, em conjunto com o cliente, a estratégia que passaria a realizar: 

 

  • Gestão das ferramentas de comunicação digital e produção de conteúdo aos diferentes públicos;
  • Definição da estratégia de comunicação digital;
  • Promover a fidelização da comunidade de utilizadores/seguidores;
  • Desenvolvimento de conteúdo institucional e respetiva divulgação nos diferentes canais digitais da Fundação;
  • Assegurar a gestão de performance das várias ferramentas digitais;
  • Gestão e produção de conteúdos para redes sociais em dias úteis, horário laborai, fins de semana, grandes eventos e urgências;
  • Manutenção da quantidade de posts atual no Instagram e Facebook. 
Fundação Serralves - Estratégia - LOBA.cx
Fundação Serralves - BOXED - LOBA.cx

Desempenho da estratégia:

Ainda que, na primeira fase, o foco não tenha recaído sobre os resultados por parte do cliente, em momento de segunda fase, observamos um excelente desempenho nas redes sociais. No que concerne ao desafio proposto para se conseguir mais visitantes, o confinamento não permitiu a evolução pretendida. 

Fundação Serralves - Desempenho - LOBA.cx

resultados

Fundação Serralves - Resultados facebook - LOBA.cx
Fundação Serralves - Resultados instagram - LOBA.cx
Fundação Serralves -final - LOBA.cx
Fundação Serralves -doisblocos
Fundação Serralves -doisblocos 2

    • 2022 LOBA
      european funds logoseuropean funds logos
      european funds logos