scroll

Atlas Aveiro

Branding .

Atlas Aveiro
  • Prémios Lusófonos da Criatividade . Bronze

O desafio proposto foi a construção de uma identidade única e distinta que reflita a história e essência do Edifício Fernando Távora e a promoção de um espaço aberto ao conhecimento e à comunidade através de elementos e cores que identifiquem as várias valências e funções do novo Atlas Aveiro.

Inspirámo-nos na mitologia grega e na simbologia do gigante que carrega a terra e os céus em cima dos ombros para personificar o Edifício Altas Aveiro. O icónico edifício, projetado nos anos 60, pelo arquiteto Fernando Távora carrega na sua génese a história e a cultura da cidade de Aveiro numa obra pensada e projetada para ser o edifício central da cidade e do conhecimento.

O resultado foi um símbolo construido pelo elemento gráfico “A” inspirado nas cadeiras desenhadas pelo arquiteto Fernando Távora (a posição sentada é símbolo de abertura e predisposição ao conhecimento e à partilha) que simboliza os pilares e a abertura do Atlas Aveiro à cidade criando a ligação entre a zona baixa e os paços do concelho promovendo a livre circulação.

O retângulo é a representação arquitetónica do edifício e assume o jogo dos retângulos de raiz de 2 utilizada na projeção de Fernando Távora. É o símbolo da centralização do conhecimento onde se reúne um conjunto de serviços / ofertas.

Atlas Aveiro - Detalhe 1 - LOBA.cx
Atlas Aveiro - Detalhe 2 - LOBA.cx
Atlas Aveiro - Detalhe 3 - LOBA.cx
Atlas Aveiro - Detalhe 4 - LOBA.cx
Atlas Aveiro - Detalhe 5 - LOBA.cx