Vineyard
11 parceiros
7 países
3 anos (2016-2019)
€ 6.283.895,00 financiamento
H2020
Projeto terminado
O VINEYARD desenvolveu uma plataforma integrada para data centers com eficiência energética baseada em novos servidores com novos aceleradores de hardware programáveis de granulação grossa e granularidade fina.
O consórcio construiu uma estrutura de programação de alto nível para permitir que os end-users utilizem perfeitamente aceleradores em sistemas de computação heterogéneos usando estruturas típicas de programação de data center (por exemplo, MapReduce, Storm, Spark, etc.).
O projeto VINEYARD desenvolveu dois tipos de servidores energeticamente eficientes integrando dois novos tipos de aceleradores de hardware: mecanismos de fluxo de dados programáveis de granulação grossa e FPGAs totalmente programáveis de granulação fina que acomodam vários núcleos ARM. O primeiro será adequado para aplicativos de data center que podem ser representados em gráficos de fluxo de dados, enquanto o último será usado para acelerar aplicativos que precisam de comunicação estreita entre o processador e os aceleradores de hardware. Ambos os tipos de aceleradores programáveis serão personalizados com base nos requisitos da aplicação, resultando em maior desempenho e orçamentos de energia significativamente reduzidos.
O VINEYARD desenvolveu adicionalmente uma nova estrutura de programação e o software de sistema necessário para ocultar a complexidade de programação do sistema heterogéneo resultante com base nos aceleradores de hardware. Essa estrutura de programação também permite que os aceleradores de hardware sejam trocados dentro e fora da infraestrutura heterogénea para oferecer um uso eficiente de energia.
O projeto VINEYARD fomentará a expansão da indústria de núcleos soft-IP, atualmente limitada nos sistemas embarcados, para o mercado de data centers. O consórcio VINEYARD tem fortes bases industriais e cobre toda a cadeia de valor no ecossistema do datacenter; desde os fornecedores de data center até os programadores de aplicativos de data center. O projeto VINEYARD demonstrou as vantagens da sua abordagem em três use-cases reais: a) um aplicativo de bioinformática para modelagem cerebral de alta precisão, b) dois aplicativos financeiros críticos ec) um aplicativo de análise de big data.
O que fizemos
No projeto VINEYARD, a LOBA foi o parceiro do consórcio responsável por liderar a comunicação, disseminação e exploração dos resultados do projeto.
O objetivo era tornar o projeto visível para um público amplo e divulgar os resultados para grupos relevantes. Isso foi realizado de duas formas: divulgação dos resultados científicos alcançados no projeto e comunicação geral sobre o projeto como um todo, os problemas com os quais lidámos e os nossos objetivos gerais.
Os principais objetivos e tarefas que a LOBA liderou foram:
• Divulgar o conceito VINEYARD, desenvolvimentos e descobertas a todos os atores-chave no campo, e integrar o seu feedback ao trabalho de especificação, design, desenvolvimento e avaliação.
• Desenvolver uma estratégia de divulgação e comunicação do projeto.
• Executar um conjunto concreto de atividades para garantir o sucesso da estratégia de comunicação (criar e gerir canais de comunicação como website, redes sociais, press releases, newsletters, etc.).
• Desenvolver e manter um Plano de Gestão de Dados, descrevendo os dados gerados/coletados e como acessá-los
• Organizar e/ou publicar resultados em revistas internacionais, conferências e workshops para informar a comunidade científica sobre o VINEYARD, os seus objetivos, atividades e resultados e reunir informações valiosas sobre questões relacionadas.
• Organizar um concurso em torno do uso da estrutura VINEYARD que ajudará a incentivar ainda mais o uso da estrutura VINEYARD
• Emitir planos de exploração para os principais resultados do projeto e supervisionar a gestão de DPI dentro do projeto e além.
• Monitorar e contribuir para atividades de standardiation relacionadas com a rede centrada em aplicativos.
Finalmente, a LOBA geriu o relatório das atividades de comunicação e disseminação à Comissão Europeia e aos parceiros do projeto, incluindo entregas, reuniões do projeto, relatórios intermediários e anuais.