Lobalife

A relação entre Produtividade, Bem Estar e Qualidade na LOBA

Num mundo que cada vez mais exige profissionais capazes de dar uma resposta rápida e por vezes simultânea a vários pedidos, torna-se difícil manter o foco e, por consequência, os níveis de produtividade.

A produtividade está relacionada com a quantidade e qualidade das tarefas produzidas num determinado período de tempo e os recursos que foram utilizados durante o processo de produção. Este conceito está interligado com a alta performance no ambiente organizacional e a eficiência na entrega de resultados.

No entanto, não se deve confundir alta produção com alta produtividade. Ser mais produtivo no trabalho não implica passar todos os minutos do dia a trabalhar ou mesmo fazer horas extraordinárias regularmente para cumprir prazos. Até porque trabalhar até à exaustão apenas fará com que se fique mais cansado e, consequentemente, se seja menos produtivo.

Para fazer uma boa gestão do dia de trabalho, podemos recorrer a este esquema, que ajuda a dividir as tarefas por prioridades.

Para ter uma maior produtividade é importante que se definam objetivos e que seja feita uma boa gestão do tempo. Posto isto, estes são alguns pontos que se devem ter em consideração para aumentar a produtividade:

Definir prioridades

Nem todas as tarefas são igualmente importantes ou urgentes, portanto é necessário  identificar as prioridades e classificar as tarefas em função das mesmas.

Tendo em conta esta estratégia, na LOBA usamos a ferramenta Zoho Projects para identificar as tarefas e gerir a sua prioridade. Desta forma podemos gerir o nosso dia de trabalho em função do que é mais importante, tendo um suporte que nos ajuda a organizar o nosso trabalho e alivia a pressão de estarmos constantemente a pensar nas tarefas pendentes. 

Agendar as tarefas

O agendamento de tarefas é também importante no aumento de produtividade, pois proporciona um maior controlo sobre tudo o que devemos fazer durante o nosso dia de trabalho. 

Na LOBA, recorremos ao Mapa de Produção, uma ferramenta de calendarização que permite o agendamento de tarefas e a definição da sua duração. É possível fazer um planeamento a médio prazo que é essencial no nosso trabalho, uma vez que nos permite de forma simples e visualmente apelativa perceber os projetos agendados e o tempo disponível para cada técnico.

O Mapa de Produção permite-nos também perceber o tempo gasto em cada tarefa, o que ajuda a ter uma noção mais real dos níveis de produtividade. 

Condições externas e organização

Ter uma cadeira confortável, a secretária limpa e o nosso espaço arrumado - seja o espaço exterior, o que nos rodeia, ou o próprio computador, com todas as pastas e ficheiros devidamente organizados - ajudam a melhorar o nosso bem estar e produtividade. 
Por outro lado, quanto mais organizados formos, mais fácil será aceder ao material que precisamos e, consequentemente, mais produtivos seremos.

Na LOBA garantimos aos nossos colaboradores os melhores espaços e todas as condições necessárias para que possamos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível.

 

Fazer pausas

As pausas são essenciais para aumentar a produtividade, já que a sua falta conduz ao desgaste físico e mental que prejudicam o rendimento. 
De facto, por vezes basta uma pausa para “esticar as pernas” ou beber um café, para que nos sintamos mais relaxados, motivados e até consigamos encontrar soluções para problemas que ainda não conseguíamos resolver.

Na LOBA proporcionamos momentos de pausa agradáveis, quer seja para beber um café, um lanche na cozinha ou até apanhar sol na varanda do escritório de Oliveira de Azeméis.

A produtividade no trabalho é necessária para que as empresas cumpram os seus objetivos e sejam mais competitivas. No entanto, também traz benefícios a nível pessoal, já que permite que os colaboradores consigam atingir as suas metas e se sintam mais realizados.

Na LOBA preocupamo-nos com a felicidade e satisfação das nossas pessoas, e por isso promovemos o planeamento, organização e um bom ambiente de trabalho, para que todos sejamos mais produtivos. Maior produtividade traduz-se em melhores resultados, mais qualidade no nosso trabalho e, claro, clientes mais satisfeitos. 

Saiba mais sobre nós e consulte as nossas vagas de recrutamento

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos