Lobalife

Team Building nas empresas: O exemplo do LOBA Summit

Manter as equipas de trabalho motivadas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Por isso, muitas empresas têm adotado atividades de Team Building, que têm como objetivo promover a integração entre as equipas, melhorar a comunicação entre as pessoas e aumentar a produtividade, união e motivação dos colaboradores. São, geralmente, momentos informais, que desviam a atenção da rotina do trabalho e reforçam a importância do trabalho em equipa. 

Estas iniciativas estão a ganhar cada vez mais importância, sobretudo num momento em que muitas empresas estão a dar prioridade ao teletrabalho face ao trabalho presencial, o que pode levar a uma maior distância entre os colaboradores e a empresa.
 

Os eventos da LOBA 
Na LOBA, o sucesso e o bem estar da nossa equipa é importante, e por isso realizamos, anualmente, o LOBA Summit. Organizado logo no início do ano, em janeiro, o LOBA Summit é um evento que une as pessoas dos nossos quatro escritórios - Oliveira de Azeméis, Guarda, Aveiro e Lisboa - num dia com muitos momentos de animação, mas também reflexão. Ao longo do dia vamos intercalando apresentações dos diretores de equipa e oradores convidados com a análise dos resultados do ano que termina e os objetivos para o futuro. Sempre, claro, com alguns momentos de diversão pelo meio e as entregas de prémios aos Lobáticos.

loba summit plateia


Este ano, voltámos a reunir-nos (excecionalmente, em maio), depois um largo período de pandemia e teletrabalho, num espaço com todas as normas de segurança garantidas. A possibilidade de estarmos juntos e o sentimento de voltar a ver “ao vivo” as caras que durante tanto tempo ficaram apenas por trás do ecrã foi muito gratificante, e isso sentiu-se em todos os momentos do dia.


Para além do LOBA Summit, organizamos também eventos trimestrais - que procuramos também manter, de forma virtual, durante a pandemia - de forma a reunir as pessoas e, de forma informal, partilhar momentos juntos.

apresentação loba summit andré leonardo


Mas quais são, afinal, as vantagens do Team Building nas empresas? 

 

Vantagens do Team Building


Cultura organizacional positiva
A cultura organizacional nada mais é do que o reflexo dos valores, ações e comportamento das pessoas que trabalham na empresa.
É exatamente por isso que é tão importante investir em práticas que tornem o ambiente organizacional mais agradável, colaborativo e interessante para os colaboradores. Promover atividades de Team Building é uma das formas de construir e melhorar a cultura de uma empresa de forma prática.

 


Incentivo ao desenvolvimento de habilidades
As ações de Team Building incentivam a construção em equipa e ajudam a desenvolver habilidades importantes tal como a capacidade de compromisso, agilidade, capacidade analítica e liderança.


Melhoria da comunicação interna da empresa
Estas iniciativas aumentam a proximidade entre os colaboradores, acabando por reforçar a relação entre as equipas e contribuindo para que haja mais cooperação e integração no dia a dia. Equipas integradas por norma produzem mais e sentem-se mais motivadas para atingir objetivos.

Diminuição da rotatividade
Hoje em dia, estudos apontam para que os trabalhadores comecem a  valorizar mais o salário emocional. Sendo assim, atividades divertidas de team building, que tornam o dia a dia dos colaboradores mais leve, são vistas como benefícios importantes.

Aumento da produtividade    
As atividades em grupo têm o poder de aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Sair da rotina faz com que os funcionários se sintam mais relaxados e ganhem energia para enfrentar os próximos desafios no trabalho.
Estas atividades permitem que os colaboradores saiam do modo automático de trabalho e socializem com outras pessoas. Tudo isso é extremamente positivo para o desempenho de um colaborador, que no fim do dia tende a sentir-se mais motivado para produzir mais e melhor.


Estratégia de Employer branding
A felicidade corporativa é cada vez mais valorizada pelos colaboradores que trabalham nas empresas e por potenciais candidatos. O Team Building acaba por ser, portanto, uma estratégia para o Employer Branding, ajudando a empresa a construir e desenvolver um conjunto de valores que definem a sua marca.

 

joao gaspar adelino silva loba


Gostavas de trabalhar na LOBA?


Consulta aqui as nossas vagas em aberto.
 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos