E-commerce

O desconfinamento do e-commerce no mercado nacional

O desconfinamento do e-commerce no mercado nacional

Na Loba.cx procuramos identificar oportunidades de melhoria em todos os projetos de e-commerce onde estamos envolvidos. Neste sentido, acompanhamos diversos indicadores sobre a evolução do consumo no nosso país, recorrendo a dados de diversas fontes como SIBS, Nielsen e Pordata e, sobre estes dados, desenhamos ações com os nossos parceiros. Hoje, utilizamos como amostra o período de confinamento 100 dias, referenciado no estudo da SIBS e procuramos com estes dados reforçar a importância dos canais digitais nas organizações, tendo em conta a aproximação de períodos de aumento de consumo.

Grandes centros urbanos mais impactados pela crise santária

Os primeiros 100 dias do período de confinamento geraram uma quebra de cerca de 50% das compras físicas face aos meses pré-COVID de janeiro e fevereiro. Neste período, as cidades de Lisboa e Porto evidenciaram uma redução de 65% a 70% no consumo global no período de confinamento quando comparado com os volumes registados no início de ano.

Fonte: SIBS

 

Comércio Digital: Aumento da relevância apesar da quebra ligeira de volumes

Nas compras online, a diminuição foi menos expressiva, de apenas 17%, pelo que estas assumiram um peso maior no total de transações realizadas. O peso do e-commerce no total de compras passou de 9%, no período antes da pandemia, para 14% no período de maior confinamento e situa-se no presente trimestre nos 11%.  O aumento do peso do canal digital evidencia tanto a necessidade fruto do confinamento como a preferência por segurança da utilização do canal digital, embora este não seja, ainda, suficiente para compensar a queda do consumo global.

Fonte: SIBS

 

Comércio Digital: Black Friday > Black Week > Black Month + Natal 2020

Hoje assistimos a uma mudança profunda no e-commerce português, onde a necessidade e conveniência superam o preço como os principais motivos para comprar online. A valorização da segurança, pelo risco de uma explosão de infeções, leva a uma continuidade social de distanciamento que encoraja as compras online, reforçando a mudança de comportamento no longo prazo. As marcas têm de se posicionar para se destacarem e efetivamente ter sucesso neste último trimestre que se avizinha. Para isso, deverão:

  • Garantir gama de produtos;
  • Priorizar a integração logística;
  • Otimizar o acesso mobile;
  • Dominar as estratégias de SEO;
  • Investir numa divulgação eficaz;
  • Evitar o abandono de carrinhos;

 

Agora é hora de agir. De abraçar a nova realidade e tomar medidas oportunas para conquistar quota de mercado. Esta ação requer visão para reinventar o negócio e investimento em tempos de incerteza. Na Loba.cx, acompanhamo-lo nesta transformação.

Contacte-nos!

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos