Design

Marca, identidade e logótipo: quais as diferenças?

Marca, identidade e logótipo: quais as diferenças

O design de um logótipo, design de identidade, e marca têm papéis diferentes, que juntos formam a imagem/percepção que queremos que uma empresa ou produto tenha.

O que é a marca? – A marca é todo o conjunto de expressões e percepções de uma empresa, produto ou serviço.

O que é a identidade? – Conjunto de suportes (Visuais ou não) onde a marca é aplicada/desdobrada.

O que é um logótipo? – Um logótipo identifica uma empresa na sua forma mais simples, através do uso de Texto, Símbolo e/ou assinatura.

O que é a marca?

Podemos descrever uma marca como uma personalidade de uma organização, serviço ou produto, modelada pelas percepções de cada um. Nessa nota, também devemos ter em conta que um designer (ou mesmo uma agência) não pode, por si só, criar uma marca – apenas o público-alvo pode fazer isso. Um designer cria a vertente visual da marca, e uma equipa de comunicação, juntamente com o cliente, criam os demais eixos.

Muitas pessoas acreditam que uma marca consiste apenas em alguns elementos – algumas cores, fontes, um logótipo, uma assinatura. Na realidade, é muito mais que isso. Podemos dizer que uma marca é uma “imagem corporativa”.

A ideia fundamental e o conceito principal por trás de uma “imagem corporativa” é que tudo o que uma empresa faz, tudo que possui e tudo que produz deve refletir os valores e objetivos da entidade como um todo.

É a consistência dessa ideia central que compõe a Marca, conduzindo-a, mostrando o que representa, em que acredita e por que existe.

O que é o Design de Identidade?

A identidade tem um papel importante na marca ou imagem corporativa de uma empresa. Na maioria dos casos, o design de identidade é baseado num conjunto de suportes usados ??na empresa, que seguem um conjunto de regras/guias. Essas regras que compõem uma identidade mostram como as mesmas devem ser aplicadas num conjunto de suportes, usando uma paleta de cores, fontes, layouts, medidas… pré-definidos. Essas diretrizes garantem que a identidade da empresa seja mantida e coerente, o que, por sua vez, permite que a marca como um todo seja reconhecida.
A identidade ou ‘imagem’ de uma empresa é composta por vários suportes (Logótipo/Estacionário/Produtos/Embalagens/Sinalética/Fardas…).

Todos esses elementos formam uma identidade e apoiam a marca como um todo.

O que é um logótipo?

Para entender o que é um logótipo, precisamos de primeiro entender para que serve.

Um logótipo serve para… identificar. Identifica uma empresa ou produto através do uso de um símbolo, texto e/ou assinatura. Um logótipo deve identificar a empresa ou produto de modo a que seja reconhecível e memorável.

Um logótipo bem desenhado e pensado será memorável. O cérebro humano processa e memoriza mais facilmente formas e cores do que palavras. Isso significa que, se o logótipo é único, é fácil de encontrar e identificar.

Na LOBA o papel do designer é apenas uma parte do processo de criação e desenvolvimento de uma Marca. Contamos com uma equipa multidisciplinar, que dá o seu contributo no desenvolvimento da mesma, sempre ajudando a proporcionar uma excelente Experiência de Cliente.

Temos a Direcção Criativa, que em conjunto com o gestor de projecto e o designer,  cria o conceito da marca e a sua estratégia. Pensando sempre no projecto como um todo, ou seja, em todas as formas em como o projecto vai viver. Temos o Gestor de Projecto que faz a ponte entre o cliente e os técnicos, neste caso o Designer. Temos a Direcção de Arte que acompanha o Designer em todo o processo de desenvolvimento do logótipo. 

Cada um tem o seu papel e dá o seu contributo para o desenvolvimento da marca, desde a criação do conceito até à entrega final.

Somos uma equipa multidisciplinar que trabalha de forma integrada, que vive e cresce diariamente da partilha de conhecimento e isso reflete-se no nosso trabalho.

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos