As tendências de pesquisa online em Portugal mostram um dado intrigante: a procura por soluções de eCommerce B2B é surpreendentemente baixa. Mas porquê?
Talvez porque muitas empresas vejam esta transição como um desafio inalcançável, algo reservado às gigantes do mercado – aquelas que faturam milhões e têm tecnologia de ponta ao seu dispor. Mas e se essa perceção estiver errada?
Da minha experiência, mesmo quando consigo captar a atenção dos decisores e apresentar soluções de eCommerce B2B, o ceticismo impera. Surgem sempre as mesmas objeções:
- "O nosso modelo de negócio é muito específico."
- "O nosso processo comercial é altamente personalizado."
- "Os nossos clientes não vão usar um portal para nos fazer encomendas."
Agora, pondere por um instante: todas as empresas têm as suas particularidades e, em pleno 2025, todos os portugueses usam a internet, pelo menos para aceder às redes sociais. O que acontece quando a experiência de compra é intuitiva, fácil e eficiente?
No final do dia, o modelo é sempre o mesmo para a maioria das empresas B2B que comercializam produtos: produção (quando há) e um processo comercial, logístico e contabilístico bem estruturado. Produto, venda, faturação, entrega e pós-venda – são estas as engrenagens essenciais.
A digitalização do eCommerce B2B em Portugal não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade competitiva. A implementação de plataformas integradas, como o PowerSales, permite otimizar processos comerciais, logísticos e administrativos. Ao estruturar regras de negócio flexíveis, aplicar descontos personalizados, automatizar encomendas e cotações e garantir transparência na conta-corrente, as empresas não só aumentam a eficiência operacional como também fortalecem a relação com os clientes, promovendo fidelização e crescimento sustentável.
O que precisa para começar?
Acima de tudo, vontade de evoluir.
Desde 2013, colaboro com empresas B2B na sua transformação digital, ajudando-as a conectar-se com clientes e colaboradores e a acelerar os seus negócios, com projetos que vão desde o desenvolvimento de dezenas de portais exclusivos para profissionais até à sua integração com os mais variados ERPs: Primavera Cegid, PHC, SAGE, SAP, NAV, entre outros. Os resultados são incríveis e muito positivos, como tem sido para a BERFON ou para a RUBIS, casos de estudo muito recentes que pode conhecer aqui.
Vamos explorar juntos a melhor solução para o braço de vendas B2B da sua empresa. Fale connosco.