Vídeo
Design

Como o vídeo pode ser decisivo numa boa estratégia de marca

vídeo na estratégia de marca

A utilização crescente da Internet e o avanço das tecnologias aprofundou o processo de fragmentação da atenção dos consumidores, que passaram a consumir conteúdos em diversos ecrãs e de forma dispersa, enquanto exercem várias tarefas em simultâneo. Hoje, os consumidores são impactados por vários meios com informações de novas marcas e produtos, num curto espaço temporal.

Desta feita, para nos adaptarmos a estas mudanças de comportamento, devemos apostar em formatos que facilitem a compreensão da mensagem ao utilizador. Diversos estudos mostram que o formato de vídeo desperta maior interesse junto dos consumidores, criando engagement e, assim, potenciando as vendas. 

Mas, vejamos alguns dados recentes sobre o potencial deste formato:
 

 

A ciência também consegue explicar o porquê destes números. O vídeo explora diferentes percepções de forma inconsciente para um humano, e que dificilmente outra ferramenta consegue explorar.

  • Mantém-nos focados: Por questões de sobrevivência, o cérebro dos nossos antepassados desenvolveu-se de forma a estarmos mais alerta para perigos que pudessem surgir. Assim, ainda hoje, captamos e mantemo-nos mais focados nos movimentos que nos rodeiam. Esse é um dos motivos para o vídeo ser um formato tão bem sucedido. 
  • Cativa emoções: A comunicação e a criação de narrativas são uma das principais características do ser humano e que têm também espaço no audiovisual. Desta forma, o vídeo permite aproximar a marca ao público-alvo e, por consequência, aumentar a capacidade de criar laços afetivos com a marca. Esta caraterística é importante no momento de estabelecer uma relação de confiança que, posteriormente, irá impactar a decisão de compra.

O vídeo institucional é um ótimo exemplo, pois ao contar a história de uma empresa, aproxima-se do público-alvo e reforça os seus valores. Quando apresentamos uma marca em vídeo, humanizamo-la, e fazemo-la chegar de forma emocional às pessoas, como fizemos neste vídeo para a Mesa Ceramics

 

Tendo em conta estes estudos, as marcas começaram a introduzir conteúdos em vídeo nas suas estratégias. O vídeo, para além de entreter consumidores ou informar, permite mostrar um produto ou até a forma como deve ser utilizado (vídeo tutorial), o que ajuda o potencial cliente a esclarecer dúvidas que possam existir e, assim, ficar mais confiante em seguir para o processo de compra. 

O vídeo é uma das ferramentas que disponibilizamos na LOBA, inserido na vertente de estratégia de marcas. Contamos com uma equipa in-house dedicada à captação, edição de vídeo e animação, com competências na área do storytelling, criação de conceito e escrita de guiões. 

Em conjunto com a SCOPE Invest, desenvolvemos uma nova estratégia de aproximação da marca ao público. A empresa quis mostrar que a área dos Incentivos Financeiros também pode ser divertida e arrojada, e confiou-nos o desenvolvimento do conceito do seu vídeo e a produção do mesmo, assente num plano de comunicação digital mais abrangente e que contemplou ainda a criação de uma landing page, planos de redes sociais, campanhas e criação e envio de newsletter. 

 

 

Uma estratégia que inclui conteúdos de vídeo impacta positivamente os resultados de uma marca, seja nas redes sociais, no seu website ou noutros suportes. Este tipo de conteúdo aumenta a notoriedade e valor da marca, gera credibilidade e engagement junto do público-alvo e aumenta as vendas.

Quer enriquecer a estratégia da sua marca com conteúdos de vídeo?

Contacte-nos!
 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos