Marketing Digital
Copywriting
Storytelling

O poder do Storytelling no mundo digital

Se tivesse de escolher um livro, um filme ou uma música que melhor definiriam o produto ou serviço da sua empresa, qual seria? Pode parecer uma pergunta estranha, mas a sua resposta dirá muito sobre a forma como vê e dá a conhecer o seu negócio e pode ajudá-lo a construir uma narrativa de storytelling que cative os seus clientes. 

Pode não parecer, mas este é um exercício bem simples e divertido. Considere alguns dos  filmes mais populares: uma empresa que investe em inovação pode inspirar-se no vanguardismo tecnológico de Avatar; se aposta em proteção e segurança, os Vingadores dizem muito sobre os seus serviços. Se o seu produto apela aos sentimentos e ao romantismo, filmes como o Rei Leão ou o Titanic, não o vão deixar indiferente. Por outro lado, se presta um serviço que promove atividades de ação, o filme Missão Impossível ou até o Jurassic Park são a inspiração perfeita para momentos de aventura e suspense. No mundo cinematográfico, a lista é interminável, pelo que as suas inspirações também.

E porquê estes títulos e não outros? E porque escolheu os que escolheu, e não outros que até podem ser mais recentes ou até mais conhecidos?

A resposta prende-se com a história. Algo na história, na forma como foi contada, criou uma ligação consigo. A história prendeu a sua atenção, os atores suscitaram o seu interesse. Foi-se criando um enredo, que foi gerando mais e mais curiosidade. Viu algo de si e dos seus sonhos naquela história, e possivelmente, em algum momento, ela despertou alguma emoção.  Sorriu, chorou ou, simplesmente, algo fez sentido para si. De tal forma, que se tornou inesquecível, memorável. Saber contar histórias desta forma é um dos grandes segredos para cativar os seus clientes no digital.

O que faz com que se distinga, seja lembrado e procurado na internet? Como marcará a diferença nas redes sociais? No meio de dezenas e centenas de e-mails, o que fará com que a sua newsletter seja aberta?

A arma secreta no mundo digital chama-se storytelling. Consiste na arte de contar histórias, em que copywriting, design e outras técnicas e meios se conjungam para prender a atenção do nosso público-alvo. Quando bem combinados,  palavras, imagens e sons criam uma identificação com a sua audiência, geram interesse e ligam produtos serviços e empresas a clientes e potenciais clientes.

Como pode, então, criar uma narrativa de storytelling e ativar o poder de identificação com a marca?

O processo mágico da criação de storytelling implica um  conhecimento aprofundado sobre a marca, o seu propósito, o que faz, porque o faz, e como vivem, pesquisam e compram as suas personas. 

Na LOBA, temos uma equipa de videógrafos, estrategas, copywriters e criadores de conteúdos que, tal como verdadeiros cineastas, escritores e realizadores, transformam os momentos, memórias, sensações e sentimentos associados ao seu produto ou serviço em projetos verdadeiramente especiais. Histórias que fazem a persona ligar-se à marca e ambicionar, também ela, fazer parte da sua própria história.

Quer fazer a magia de Harry Potter acontecer ou conseguir a intemporalidade do icónico E.T. tornando os seus produtos, serviços e empresa inesquecíveis? Contacte-nos

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos