LOBA
Projetos Europeus

Pacto Europeu para o Clima: O meu mundo, a minha ação, o nosso planeta

Lançado em dezembro de 2020, o Pacto Europeu para o Clima tem como premissa o facto de cada um de nós ter a capacidade de ajudar a construir um futuro mais sustentável. Esta iniciativa convida todos os participantes a fazer compromissos e oferece um espaço para partilhar histórias, soluções e sugestões.

Com base no seu histórico de implementação de projetos europeus como Bioways, Biovoices, Biobridges, LIFT, Transition2Bio, entre outros, a LOBA foi a entidade portuguesa selecionada para coordenar as atividades do Pacto Europeu para o Clima no nosso país. As atividades da iniciativa decorrem até ao final de 2022 e fazem parte do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal).

O Pacto Europeu para o Clima tem como objetivo informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas, organizações e outros atores da sociedade civil no âmbito de ações em prol do clima e do ambiente.

Na LOBA vamos, assim, desenvolver um conjunto de atividades centradas na sensibilização de diferentes públicos para as alterações climáticas e outras questões ambientais. Parte do trabalho envolve a definição de diferentes públicos, consoante a sua sensibilidade para estas temáticas, bem como a identificação e envolvimento de figuras e entidades públicas que darão o rosto por esta causa e a posterior organização de eventos.

A iniciativa estende-se a todos os países da União Europeia, sendo que Portugal integra o cluster do Sul com Espanha, Malta, Chipre, Itália e Grécia.

A nossa polivalência foi um fator decisivo na escolha da nossa empresa para liderar as atividades do Pacto Europeu para o Clima em Portugal. A nossa experiência em iniciativas similares, nomeadamente em campanhas de consciencialização para cidadãos no âmbito de Projetos Europeus e a nossa capacidade de gestão de projetos foram cruciais para que estejamos, agora, à frente deste projeto.

Todos sabemos que é urgente salvar o planeta, mas esta parece ser uma tarefa difícil e complexa, sobretudo se pensarmos que o nosso impacto individual pode ser muito reduzido. No entanto, a mudança começa aí – no nosso pequeno mundo. No trabalho, em casa, na escola ou na rua. Somos pequenos, mas também somos milhões, e se cada um de nós adotar pequenas mudanças no seu quotidiano, o impacto produzido no planeta será significativo.

A LOBA orgulha-se, assim, de se juntar a uma iniciativa com tanto impacto não só nas nossas vidas, mas na vida do nosso planeta. 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos