Projetos Europeus

Do conceito à realidade: a gestão da comunicação do projeto HubIT

Durante 42 meses, a LOBA foi responsável pelas atividades de disseminação e comunicação do projeto HubIT, que terminou em fevereiro de 2021. O que é que isto significou? Simplificando: disseminar eficazmente os resultados do projeto ao seu público alvo, tornar as ideias dos membros do consórcio em algo tangível, e oferecer soluções para as suas necessidades de comunicação. Contudo, alcançar tudo isto não foi assim tão simples e evidente como se poderá pensar à partida.

O HubIT foi um projeto financiado pela União Europeia constituído por um consórcio de 14 membros – onde se inclui a LOBA – de 10 países diferentes (começando pelo nosso cantinho português no sudoeste da Europa, atravessando todo o continente até à Itália). O projeto teve como objetivo unir e reunir especialistas de toda a Europa (e não só) das áreas da Tecnologia e das Ciências Sociais e Humanas para promover uma investigação e inovação responsável nas TIC. O consórcio alcançou este objetivo através da organização de mais de 30 eventos, ao desenvolver o “European Framework Model for Responsible ICT Innovation”, e ao sensibilizar para a “Investigação e Inovação Responsáveis” através de uma panóplia de ferramentas e canais, entre outras atividades.

A reconhecida experiência da LOBA em soluções digitais e de comunicação fez com que fosse o parceiro responsável por liderar as atividades supramencionadas em termos de comunicação, marketing, disseminação, desenvolvimento web, design, bem como monitorizar todas as atividades dos outros parceiros, de forma a garantir uma boa performance do projeto em termos do seu impacto. Ter este papel, e especialmente num projeto como o HubIT, exigiu que estivéssemos sempre “de serviço”, em constante contacto com os membros do consórcio e sempre atentos a todas as atividades paralelas ao projeto.

De forma a iniciar as nossas atividades, desenvolvemos um plano detalhado de comunicação e disseminação com todas as ferramentas, canais, públicos-alvo, estratégias e mensagens-chave que serviram de orientação a todos os parceiros para que o projeto tivesse o maior impacto possível. Pusemos o plano em ação e, com os contributos de todo o consórcio, criámos os primeiros materiais e canais de comunicação do projeto, e consequentemente, arrancámos com os nossos trabalhos de promoção e comunicação.

Uma das tarefas principais do projeto HubIT foi transformar o “European Framework Model for Responsible ICT Innovation” (EFM) numa solução tangível. O EFM corresponde a um conjunto de dez ferramentas digitais que têm como objetivo auxiliar em todas as possíveis atividades de cooperação entre investigadores e programadores de equipas heterogéneas onde se pretende uma estreita sinergia entre os setores das TIC e das Ciências Sociais e Humanas. Com a liderança da Universidade Link Campus, todos os parceiros foram responsáveis por conceptualizar cada um destes recursos. A LOBA ficou com dois recursos a seu cargo, mas foi, sobretudo, responsável pela plataforma que tornou a visão de todos os parceiros em realidade (virtual).

Entregámos todo o tipo de soluções. Desde fichas informativas apelativas à nossa própria plataforma social. Desde bases de dados complexas a policy briefs detalhados. Desde listas ramificadas e filtradas a uma panóplia de questionários customizáveis. Desenvolvemos de raiz, inclusive, uma plataforma gratuita, acessível a todos, que permite organizar eventos de brokerage e reuniões com matchmaking. Tudo isto começou com um conceito do consórcio e terminou com o lançamento da HubIT Metropolis, um espaço online que coloca à disposição de qualquer pessoa um conjunto de recursos que permite aproximar a inovação tecnológica às necessidades da sociedade.

Para além disso, apoiámos os nossos parceiros em todas as suas atividades e garantimos a adaptação de todos os elementos gráficos consoante as necessidades e fases do projeto. Promovemos os eventos realizados pelo HubIT; desenvolvemos materiais para comunicar todas as atividades que decorriam; construímos a base de dados de membros do HubIT e lançámos newsletters periódicas; mantivemos o website constantemente atualizado com as últimas notícias do projeto; e implementámos ações e  campanhas de sensibilização nas redes sociais. Adicionalmente, organizámos os nossos próprios eventos onde se incluem três conferências anuais ao nível Europeu e um conjunto de eventos de matchmaking. A lista continua…

Nem tudo foi harmonioso. Tivemos alguns contratempos ao longo do caminho. Desde termos que reavaliar todas as nossas mensagens para conseguirmos atingir eficazmente a nossa audiência a sermos afetados pela pandemia COVID-19, o que implicou o prolongar o final do projeto e a criação de uma panóplia de soluções online para a organização e comunicação dos nossos eventos. Tantos parceiros, tantas atividades, tantas visões diferentes. Foi um trabalho duro. Mas compensou.

O projeto terminou oficialmente em Junho de 2021 com uma avaliação extremamente positiva por parte dos representantes da Comissão Europeia que monitorizam o nosso trabalho, e não consigo deixar de sentir algum alívio, mas, acima de tudo, uma grande satisfação por um trabalho bem feito. Uma missão não apenas cumprida, mas que ultrapassou todos os objetivos traçados. Sinto-me muito orgulhosa por ter feito parte de um projeto tão importante para a União Europeia (e não só) e por ter trabalhado lado-a-lado com tantas mentes brilhantes. Neste momento, desejo apenas que um dia nos possamos encontrar todos cara a cara uma vez mais.

Obrigada a todos que me acompanharam e apoiaram ao longo desta “viagem”. Um obrigado em especial aos meus colegas na LOBA e aos meus parceiros de consórcio.  

Interessado em saber mais sobre a área de Projetos Europeus da LOBA?

Faça-o aqui: https://www.loba.com/pt/projetos-europeus 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos