Projetos Europeus

De 1+12 a 5+80 em 8 anos - Os Projetos Europeus e a LOBA

De 1+12 a 5+80 em 8 anos - Os Projetos Europeus e a LOBA

Foi há quase 8 anos que começou a minha aventura na LOBA (naquela época era GLOBAZ). Foi uma aposta arriscada, mas movida por uma ideia, uma paixão. Decidi avançar e tomar a iniciativa. Porque não?

Depois de trabalhar vários anos numa das melhores empresas nacionais de consultoria em termos de projetos europeus financiados pela Comissão Europeia, identifiquei uma lacuna nessa área: faltavam aos projetos de investigação e inovação uma abordagem profissional e apelativa de comunicação, de divulgação da ciência. Até à entrada da LOBA, estes trabalhos eram maioritariamente feitos por alguém que pouco ou nada sabia sobre design. As ferramentas usadas? PowerPoint e o tão adorado e sempre à mão Paint!

 

Agora, 8 anos depois, posso dizer com orgulho que esta foi uma aposta vencedora. Depois de 16 projetos europeus aprovados, em que a LOBA atuou como líder em disseminação e comunicação, somos agora considerados, a nível Europeu, uma das empresas pioneiras na divulgação profissional de projetos financiados pela Comissão Europeia. Na LOBA somos não só bem sucedidos na comunicação destes projetos europeus, mas também lhes acrescentamos a nossa abordagem bem reconhecida de marketing e de experiência do cliente, assim como na aplicação do nosso know-how na área de programação web e criação de software.

Juntos, movidos pela mesma ambição, vontade e paixão, desenvolvemos inúmeras e incontáveis ações de comunicação  e desenvolvimento web para esses 16 projetos europeus: logótipos, identidades visuais, estacionário, brochuras, folhetos, infográficos, factsheets, policy briefs, vídeos, SEO, gestão de redes sociais, materiais promocionais, posters, roll-ups, pop-ups, stands, organização de eventos, jogos, motion graphics, cartões de visita, papel timbrado, plataforma para gestão de inovação, plataformas sociais, sistemas de questionários online e muito, muito mais.

Esta história de sucesso e contínua aprendizagem começou com o projeto INSEC, que operava na área de gestão de inovação para organizações de segurança. Hoje, continuamos este caminho de conquista com cada vez mais projetos, nos mais diversos temas. Em 2018 arrancámos com cinco novos projetos e 2019 conta já com 3 projetos prontos para começar.

Em 2011, quando tudo começou, a equipa dos projetos europeus era apenas constituída por uma pessoa, eu. Contava ainda com a preciosa ajuda dos restantes 12 colaboradores da LOBA.

Hoje, a nossa equipa é composta por 5 elementos (2 homens e 3 mulheres) que todos os dias tentam fazer mais e melhor, espalhando o bom nome da LOBA por toda a Europa. Para além desta equipa de consultores especializados, contamos com os restantes 80 profissionais na LOBA que operam nas mais variadas áreas (design, programação e desenvolvimento de aplicações web, vídeo, marketing digital, gestão de projetos, etc.). Juntos, desenvolvemos materiais de comunicação notáveis e de última geração, muito diferente dos da "Época 1 + 12".

É graças a esta equipa que vamos mantendo e elevando os nossos níveis de exigência, para sermos cada vez melhores e mais inovadores na forma como comunicamos os resultados dos projetos e a ciência.

Temos que agradecer a todos os parceiros envolvidos nos nossos projetos. Nestes anos, a LOBA tem tido a oportunidade de trabalhar com grandes parceiros de renome mundial como BMW, Thales, BULL, IBM, ATOS, Câmara Municipal de Lisboa, Universidade de Salford, entre outros, e também com organizações com as quais criámos uma forte relação de parceria e amizade: CIVITTA, FVA, PEDAL, Q-PLAN, ICCS, Universidade de Aveiro, EFPC, entre outras.

Aproveito para agradecer a toda a equipa da LOBA pelo excelente percurso que juntos percorremos. Estamos no caminho certo. Designers, programadores, gestores de projeto, CEOs e departamento administrativo, em cada projeto há uma parte de todos!

É bom ser reconhecido pela qualidade do trabalho, pela dedicação, paixão e foco nas tarefas atribuídas e ser convidado a trabalhar em mais e mais propostas. É também reconfortante perceber que vão surgindo pela Europa empresas a fazer o mesmo caminho da LOBA, é um sinal que estávamos e estamos no caminho certo. Em relação ao futuro? O melhor ainda está para vir ?

O Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos