E-commerce

Vender online com WooCommerce

Vender online com WooCommerce

Se está a pensar criar uma loja online, vai encontrar múltiplas opções de software para a construir. No entanto, é fácil sentir-se confuso com a imensidade de escolhas possíveis para construir a sua loja. Hoje, vamos  apresentar-lhe uma solução muito popular, e que deve considerar para a criação do seu e-commerce: o WooCommerce.

Então, o que é o WooCommerce? 

O WooCommerce é um plugin gratuito para o WordPress. Tem mais de treze milhões de downloads e é a base tecnológica de mais de 37% do total das lojas online. Quando instalado num site WordPress, o WooCommerce adiciona recursos básicos de gestão de produtos, processamento de encomendas e funcionalidades de carrinho de compras. 

Com o WooCommerce pode criar uma loja online e vender uma variedade de produtos e serviços que incluem produtos físicos, produtos digitais, transações de afiliados e memberships contínuas. O core do WooCommerce pode gerir os principais aspetos de uma loja, como clientes internacionais, gestão de stock, gestão de impostos sobre vendas, cálculos de portes e códigos promocionais. 

A funcionalidade básica do WooCommerce pode ser aumentada com mais de trezentas extensões que podem adicionar recursos adicionais como reservas, pacotes de produtos, produtos compostos, cálculos do IVA da UE, documentação do cliente, devoluções e garantias, bem como muitas outras funcionalidades habituais numa loja online. 

 

Prós e Contras do WooCommerce  

Como qualquer software, o WooCommerce tem vantagens e desvantagens. Estas variam de pessoa para pessoa e consoante o seu conhecimento técnico. Por isso, antes de decidir se deve ou não utilizar esta ferramenta, avalie os seus Prós e Contras.

Prós 

  • O WooCommerce é gratuito e open source. 
  • É simples de instalar no WordPress. 
  • Existem muitos temas disponíveis para construir o visual da loja. Podem ser adquiridos diretamente através do WooThemes ou de centenas de programadores de temas independentes. 
  • Existem mais de 300 extensões disponíveis para tornar a funcionalidade básica mais robusta. 
  • O WooCommerce tem mais de 1.200 classificações com 5 estrelas no WordPress.org. 
  • O plugin é atualizado frequentemente para resolver bugs e adicionar novas funcionalidades. 
  • Existem muitos programadores de WordPress disponíveis para fornecer assistência. 

Contras

  • Praticamente todas as lojas vão precisar de alguma extensão. Normalmente, esses plugins exigem a compra de uma licença anual. 
  • Por vezes, os menos experientes na área do comércio eletrónico subestimam o tempo envolvido na criação de uma loja online. Existem muitas considerações de uso, configurações e decisões de funcionalidade necessárias para gerir clientes, pedidos, stock, imposto sobre vendas e remessa. 
  • Quem compra temas precisa de ter a certeza de que está a comprar um tema bem desenvolvido, a nossa sugestão é receber recomendação profissional. 
  • As atualizações de plugins são extremamente importantes e, por vezes, podem exigir que um programador auxilie na execução, teste e solução de problemas.

 

WooCommerce na LOBA


Na LOBA temos uma equipa especializada em WordPress e WooCommerce com mais de 8 anos de experiência.
Todos os nossos temas e sites são desenvolvidos de acordo com normas de boas práticas seguidas por empresas de referência, como é o caso da Automattic, a empresa detentora do WordPress e WooCommerce. Os nossos sites tornam-se, assim, robustos e melhor preparados para o futuro.

Disponibilizamos ainda uma equipa de suporte especializado nestas plataformas que responde eficazmente aos problemas dos nossos clientes.
Finalmente, temos serviços de alojamento configurados especialmente para WordPress e Woocommerce, bem como planos de manutenção para mantermos o seu site sempre atualizado e protegido.

 

Afinal, o WooCommerce é ou não adequado para a sua loja online? 

Agora que já identificou as suas necessidades e analisou os prós e contras da utilização desta ferramenta, pode começar a comparar possíveis soluções tecnológicas para a sua loja.Continua com dúvidas? Na LOBA somos especialistas nas plataformas de eCommerce de referência. Contacte-nos! Esclareceremos todas as suas dúvidas.

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos