E-commerce

9 integrações de e-commerce essenciais para a sua loja online

Quem quer escalar o seu negócio de e-commerce depara-se, a certa altura, com falta de tempo para lidar com tantas encomendas e tratar dados num sem número de plataformas diferentes, acabando por perder oportunidades.

Cada vez são necessários mais sistemas para fazer face às necessidades que surgem no processo natural de crescimento e evolução de um e-commerce. O desafio será otimizar essa troca de informação para que seja automatizada e fique concentrada numa só plataforma, catalisando a evolução do seu negócio e, ao mesmo tempo, poupando e agilizando recursos.

Responder a clientes, promover o negócio, vender em novos canais, faturação, logística… Um sem fim de tarefas!

Na LOBA temos vários casos de sucesso no âmbito das integrações multiplataforma, como o da Seaside, Displax, Norsafe ou Tintex. Somos o seu parceiro tecnológico para a integração de e-commerce, e aglutinamos todas as tarefas decorrentes da sua operação no Backoffice do seu site, agilizando a comunicação entre diferentes plataformas.

Mas afinal… o que é uma integração de e-commerce?

De uma forma geral, uma integração é uma transferência de dados entre o seu site e-commerce e outra(s) plataforma(s) ou software - normalmente via API, que lhe permitem poupar muito tempo. O objetivo é facilitar a sua vida e otimizar o tempo que gasta com tarefas repetitivas, inserindo a informação apenas uma vez. Esta é automaticamente armazenada, uniformizada e pode ser depois acedida em cada canal. As vantagens são claras: da recolha de dados de diversas fontes à sua organização e apresentação, existe uma automatização de tarefas que permite que se poupe muito tempo e (ganhe) dinheiro.

Por exemplo: tendo em conta o último relatório do DataReportal sobre o mercado português de e-commerce, podemos ver que Worten, Fnac e Amazon estiveram no top de pesquisas em 2021. Os três canais oferecem plataformas de marketplace, havendo, aqui uma oportunidade que uma loja de e-commerce pode aproveitar para a sua estratégia digital.
 

 

Imagine que, além do seu próprio site de e-commerce, decide passar a vender também nestes canais. Se tiver todos estes canais integrados, terá um melhor controlo do stock. Quando é feita uma venda num dos canais, o stock é atualizado automaticamente em todos os outros, praticamente em tempo real. Assim, não corre o risco de ter artigos à venda sem ter stock e ter de ir rapidamente atualizar o stock de forma manual em todas as plataformas. Pode ainda ter todos estes canais sincronizados com o seu ERP (software de gestão e faturação), obtendo assim automaticamente os dados, gerando as faturas na mesma hora da encomenda e ainda enviando os dados de entrega para a plataforma do seu parceiro logístico que fará a entrega ao cliente. Horas e trabalho poupado. Surpreendido?

As integrações de e-commerce melhoram a eficiência operacional do seu negócio, poupando tempo, evitando erros de duplicação ou inserção de dados e sincronizando toda a informação pelos múltiplos canais.

Que tipos de integrações de e-commerce existem?

É possível integrar o seu e-commerce com várias soluções. As principais a considerar são:

Integrações de Plataformas Sociais

Há já algum tempo que as redes sociais funcionam como um facilitador de negócio ao aproximar pessoas e marcas. Atualmente dispomos funcionalidades que permitem aos comerciantes vender dentro destas plataformas e terem assim mais um canal de vendas.

Exemplos de plataformas sociais:

  • Facebook Shops
  • Instagram Shopping

Integrações de Marketplaces

Um marketplace é como se fosse um shopping virtual. A sua marca pode ter uma loja dentro de um marketplace e aproveitar a visibilidade que este lhe dá, não só através da própria marca do marketplace como das vantagens tiradas a partir dos motores de busca. Através de uma integração entre o seu e-commerce e o marketplace, consegue fazer uma gestão rigorosa e automática do stock em todos os canais, assim como a gestão de encomendas e facturas.

Exemplos de Marketplaces:

  • Amazon
  • Worten
  • Fnac
  • Dott
  • Kuantokusta

Integrações de Gateway de Pagamentos

A integração de métodos de pagamento num e-commerce é imprescindível para que a transação se concretize. Sem ela, não há pagamentos no e-commerce. Esta permite uma transação entre bancos de forma rápida e segura no momento do checkout.

Exemplos de Métodos de Pagamento:

  • Multibanco e MB WAY
  • PAYPAL
  • Cartões de Crédito
  • Métodos BNPL

Integrações Logísticas

Com integrações logísticas no seu e-commerce pode criar automaticamente a guia para o seu parceiro logístico, fazer o cálculo de tarifas e gerar o tracking de encomendas.

Exemplos de integrações logísticas:

  • DPD 
  • CTT
  • DHL

Integrações de Marketing

Integrações de marketing digital permitem obter métricas importantes sobre o estado do negócio. Permitem ainda que tenha um conjunto de ferramentas preciosas ligadas ao seu e-commerce, como envios de e-mail e sms, criação de landing pages, criação de fluxos de automação, anúncios, remarketing, ligação com redes sociais, formulários de captura, SEO… Tudo isto ajuda-o a ter dados mais precisos sobre o seu negócio e poder criar relatórios completos e personalizados.

Exemplos de integrações de marketing

Integrações de ERP (Sistema de Faturação)

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é o software de gestão que qualquer empresa tem onde pode fazer o processamento de faturas, POS, gestão de stocks e clientes, fornecedores…
Ao ter o seu software de gestão ligado ao seu e-commerce, a troca de informação é automática e pode gerir o stock dos seus produtos, colocar as faturas ao dispor dos seus clientes, actualizar os dados sobre os seus clientes e gerir as encomendas num único sítio.

Exemplos de ERPs:

  • PHC
  • Moloni
  • Primavera

Integrações de CRM 

Um CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema que permite ter uma visão holística sobre a jornada do cliente. É possível gerir e analisar as interacções com os clientes nas diferentes etapas do funil de vendas. Com toda esta informação, temos em nossa posse dados valiosos para poder tomar decisões, desenvolver e melhorar estratégias para optimizar a captação e conversão de leads, criar automações e enriquecer a experiência do cliente.

Exemplos de plataformas de CRM:

Integrações de PIM

Um software de PIM (product information management) é importante quando os seus produtos estão listados em vários canais (diferentes sites e marketplaces) na medida em que pode fazer a gestão da informação (SKUs, imagens, títulos, descrições e outros atributos) apenas uma vez e envio dos produtos para todas as plataformas e canais de venda da sua marca.
A Gestão de toda a informação sobre os produtos é feita num único lugar onde pode adicionar novos produtos e fazer atualizações através de documentos de dados (CSV, Excel, XML).
Além da facilidade na gestão da informação dos produtos, tem ainda acesso aos dados sobre a performance de vendas de cada um.

Exemplos de plataformas de PIM:

  • Sales Layer
  • Linnworks
  • Lengow

Integrações de Chat e Help Desk

Com software de Hel Desk pode prestar um melhor apoio aos seus clientes. Pode optar por um simples chat de apoio na sua loja online, por automatizar algumas perguntas através de sistemas de inteligência artificial ou ter um sistema de tickets para atender a uma grande demanda de pedidos.

Exemplos de integrações de Chat e Help Desk:

  • Zoho Sales IQ
  • Zoho Desk
  • Salesforce Einstein Bot
  • Livechat
  • Whatsapp

Na LOBA, temos uma equipa de especialistas com experiência e conhecimento para fazer a integração da sua loja online em todo o seu ecossistema digital, permitindo a automação de processos e ajudando-o na expansão do seu negócio. Se tem a sua loja desenvolvida em Shopify, Woocommerce, ou VTEX, contacte-nos e comece a trabalhar connosco na integração das plataformas que necessita na sua loja online.

 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos