E-commerce
Marketing Digital

Como o e-commerce está a revolucionar a vida das empresas

Com a chegada da pandemia, muitas lojas viram-se forçadas a fechar as portas e a mudar a forma de vender os seus produtos. O período de confinamento trouxe novidades no comportamento dos consumidores, que passaram a adquirir bens que nem sequer tinham o hábito de comprar online. Por outro lado, quem já tinha loja online aproveitou para aumentar e melhorar este processo - as vantagens de ter um e-commerce são inúmeras. 

A evolução deste mercado é constante e as empresas tentam, por isso, revolucionar a forma como os seus produtos são apresentados ao consumidor, incluindo o cuidado em demonstrar a origem e sustentabilidade dos mesmos, o suporte ao cliente, a possibilidade de estes usarem vários métodos de pagamento para maior facilidade e conveniência de pagamento, entre muitos outros aspetos.


Por outro lado, as empresas que apostaram no e-commerce investiram também na melhoria da sua presença nas redes sociais, focando-se em conteúdos visualmente apelativos ou técnicas mais avançadas como eventos livestream (caso da Levis) ou até visitas virtuais, conceito aproveitado em força pelas imobiliárias.

A realidade virtual e a capacidade dos smartphones, que permitem aplicações móveis mais robustas, tornam-se um ponto fulcral para empresas que pretendem uma experiência de utilizador diferenciada, como o caso do IKEA, cuja aplicação nos permite simular a forma como um produto fica na nossa casa. O smartphone é cada vez mais utilizado não só na consulta de websites e aplicações mas também nas compras, daí a importância de ter um site responsivo


 

Para além disso, a possibilidade de o cliente fazer pedidos no checkout e a personalização do produto são fatores que podem ser decisivos para a compra ou recuperar um carrinho abandonado. A rapidez de expedição das encomendas é outro dos fatores diferenciadores, com um períodos de entrega cada vez mais curtos - um standard estabelecido pela revolução do Amazon Prime.
 

Um caso de sucesso LOBA: A nova loja online da Quebramar

Um dos projetos recentemente desenvolvidos pela LOBA foi a nova loja online da marca de vestuário Quebramar.


 

Este projeto resulta da nossa experiência em e-commerce conjugada com as garantias de estabilidade, flexibilidade, escalabilidade e segurança da plataforma VTEX, um dos nossos parceiros na área de e-commerce. 


A complexidade e dimensão deste projeto exigiram um planeamento detalhado de forma a assegurar que estavam garantidas todas as variáveis desta nova loja online. Desde a concepção, implementação ou integração com plataformas terceiras, tudo foi programado ao detalhe.


Depois do lançamento da loja, a colaboração próxima com o cliente manteve-se, através do suporte em processos de melhoria contínua da loja online.

O aumento da oferta de sites de e-commerce implica que nos destaquemos da concorrência - a Shopify fez, inclusive, uma análise que refere que o custo de adquirir novos clientes tem vindo a aumentar. Mais do que criar um site para vender online, é essencial ter uma boa estratégia prévia à sua construção, de forma a encontrar a abordagem correta para os vários aspetos de que lhe falámos neste artigo.


Está à procura de serviços de e-commerce para a sua empresa?

Contacte-nos! 
 

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos