Design

A importância do UX Design nos novos negócios

Vivemos numa era digital, na qual o utilizador deve ser o centro da estratégia de qualquer empresa. É exatamente nisso que o UX Design se baseia. Trata-se de um conceito que compreende as limitações, necessidades e desejos dos potenciais consumidores de uma marca. 

Todos os tipos de empresas, sejam de grande ou pequenas dimensões, já desenvolveram algum tipo de presença digital: por exemplo, um website, uma aplicação móvel ou até mesmo um software. Neste momento, estas empresas enfrentam um dos desafio mais comuns da atualidade: garantir a atenção do utilizador. Na LOBA, o nosso foco é proporcionar ao utilizador a melhor Experiência de Cliente possível através dos nossos produtos.

Mas em que se baseia o conceito de UX Design?

UX é a sigla em inglês para User Experience (Experiência do Utilizador, em português). Este conceito de design abrange todos os aspetos de interação entre o utilizador e o mundo que o rodeia, focando-se em encontrar a sinergia entre os objetivos das marcas e as necessidades individuais dos utilizadores.

Podemos, assim, considerar que o Design de Experiência do Utilizador, ou UX Design, está inteiramente ligado às emoções. Através deste conceito, conseguimos entender preferências, perceções, sentimentos e outros aspetos sobre cada utilizador.

O UX Design nos novos negócios

O conceito de experiência de utilizador é muito amplo. No entanto, quando falamos de marcas, produtos, sistemas e serviços, é importante entender que o UX não envolve apenas o design do produto em si e o seu desenvolvimento. Muito pelo contrário. Temos que planear em conjunto com o cliente todas as etapas da jornada do utilizador - desde o primeiro até ao último contacto - enquadrando a sua marca em todo este processo.

A frase de Don Norman, criador do termo UX Design, remete-nos para a ideia de que quanto melhor for a experiência do utilizador, logo desde o primeiro contato, maior será a sua satisfação e mais provável a sua fidelização. 
Estes são  alguns indícios práticos que nos permitem perceber e avaliar a satisfação dos utilizadores:

1.  Maiores taxas de conversão

Utilizadores que tenham uma boa experiência com o produto antes do estágio de decisão, têm uma maior hipótese de conversão - isto é, efetuar uma compra.  Consequentemente, investir no UX Design ajuda as marcas a aumentar as receitas e a retornar o investimento feito no produto.

2.  Redução de custos

O investimento no design de UX pode gerar redução de custos a longo prazo. Uma boa experiência facilita o acesso dos utilizadores a todas as informações sobre o produto ou serviço, prevenindo possíveis contactos com a equipa de suporte para resolução de problemas.

3.  Ajuda no SEO

Um design de UX eficaz tem uma contribuição significativa quando se trata das classificações nos resultados de pesquisa nos motores de busca. A Google recompensa os sites com uma navegação simples e estruturada, uma vez que  estes fornecem aos utilizadores as informações de forma rápida e conveniente. 

4.  Aumenta a fidelidade à marca

Se teve uma boa experiência prévia, o potencial cliente irá lembrar-se sempre de uma marca quando pretender adquirir um novo produto ou serviço. É fundamental deixar boas lembranças no consumidor e fazer com que ele se sinta bem em todas as fases do processo: escolha, decisão, aquisição e utilização do produto/serviço. Para além de ser fiel à marca, o utilizador poderá ainda recomendá-la aos amigos, familiares e conhecidos.

Tendo em conta estas vantagens, é fácil perceber que a experiência do utilizador é o ponto diferencial de uma marca, seja ela digital ou não. 

Na LOBA, pensamos no futuro e sabemos que o investimento no UX Design é fundamental para um negócio de sucesso. Temos uma equipa multidisciplinar capaz de perceber as necessidades dos nossos clientes e marcas e de proporcionar a melhor Experiência de Cliente aos clientes dos nossos clientes.
 
Precisa de ajuda para alcançar este novo patamar?
Contacte-nos!

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos