Applications

Criar uma App para o meu negócio: por onde começar?

Se tem um negócio bem estruturado e sente, agora, a necessidade de comunicar com o seu público-alvo de uma forma diferenciadora e estabelecer relações mais fortes, criar uma app pode ser uma solução.

Já sabemos que investir numa aplicação pode trazer vários benefícios para a sua empresa.  Como vimos no artigo do link, “o facto dos consumidores estarem a usar cada vez mais os seus smartphones é um indicativo de que estamos a viver numa nova era - a era das conexões, ou, mais usualmente aclamada, a era da mobilidade”. E é com base nesta premissa que o seu desafio começa. 

Com foco nas necessidades dos consumidores (cada vez mais instruídos e dedicados à procura constante de novas e mais informações), escolher o melhor método para chegar até eles e o canal mais adequado deve ser o ponto de partida. 

Mas, antes de começarmos a perceber quais os passos que deve dar para começar a criar a sua app, importa listar as vantagens de ter uma:
 

DIFERENCIAÇÃO

Uma app permite disponibilizar de forma inovadora, focada e objetiva, os conteúdos de utilização-prática junto dos seus clientes mais atentos, ganhando vantagem competitiva.

PROXIMIDADE

A partir do ponto anterior, conseguirá rápida e eficazmente criar uma relação forte e de proximidade junto dos consumidores. Ou seja, estará apto para criar uma simbiose com os utilizadores da sua aplicação através de notificações objetivas (enviadas e recebidas), valorizando a comunicação direta e levando-a a outro nível. 

OBJETIVIDADE

A tal “era da mobilidade e conexão” falada no segundo parágrafo exige que a comunicação, nos dias de hoje, além de simples e de rápido acesso, seja também objetiva. E não há melhor ferramenta que uma aplicação mobile, já que esta permite chegar de forma mais rápida ao utilizador, apresentando-lhe informação relevante e atualizada, de forma clara e sucinta.

FIDELIZAÇÃO

Explorar as funcionalidades das aplicações móveis permite-lhe reforçar os laços com o seu cliente e tornar-se numa marca top of mind - isto é, sempre que o cliente pensar em adquirir um determinado produto ou serviço, graças à relação já criada anteriormente, a sua marca será a primeira em que ele pensa.

ANÁLISE DE ESTATÍSTICAS

A análise de estatísticas e comportamentos do utilizador dentro da app é essencial para desenhar novos fluxos que antecipem as suas necessidades e, assim, manter vivo o interesse do cliente e reforçar a fidelização. 

Os benefícios de criar uma app para o meu negócio estão claros. E agora, por onde posso começar?

Na LOBA, apostamos na especialização e atualização de conhecimentos contínuos, e contamos com uma equipa pronta para não só receber o seu projeto, mas também para o ajudar a clarificar as suas necessidades e perceber, acima de tudo, se criar uma app é o caminho a seguir. 

O desenvolvimento de alguns projetos neste âmbito - como a OLI TECH, Seaside Lovers, CCB Mobile App ou a My Golden - permite-nos, também como consultores, antecipar, planear e definir, em conjunto consigo, os passos a seguir para ter uma nova ferramenta de comunicação de sucesso:

  • Definição de objetivos

- Vai vender ou apresentar produtos? 
- Vai direcionar a aplicação para o consumidor, com ofertas, vouchers e fidelização através pontos? 
- Vai gerir dados pessoais do cliente, como se de uma área reservada se tratasse? 
- …

Estas são algumas das perguntas que fazem parte do diagnóstico das suas necessidades e que o vão ajudar a começar a desenhar a aplicação do seu negócio.
 

  • Que funcionalidades pretende ter

Neste ponto, é feita a análise de funcionalidades e questões técnicas subjacentes ao projeto. Naturalmente, os nossos clientes não têm que ter conhecimentos técnicos, mas, em conjunto, antes de começar a criar a app, exploramos as seguintes possibilidades:

- Vai existir registo de utilizadores e, em consequência, login? 
- Em caso afirmativo, a ativação do registo será automática ou manual, através de um backoffice? 
- Vão ser disponibilizados formulários para potenciar o contacto com os seus clientes? 
- Vai ser permitido fazer download de informação ou upload de documentação? 
- Vai existir a possibilidade de efetuar pagamentos? 
 

  • Benchmarking e proposta de valor

Este é, na nossa opinião, um dos pontos mais importantes a definir quando se está a iniciar um projeto desta tipologia. A razão é simples: não basta ter uma aplicação mobile, é necessário que esta responda a uma necessidade do mercado e que seja, por si só, diferenciadora, não só em relação à concorrência, mas também em relação aos outros canais em que a marca já está presente. Assim, analisamos questões como:

- Vou desenvolver conteúdos exclusivos para a app? Ou replicar o que já existe no site/ outros canais?
- O que tem esta app de diferente que leva a que os meus potenciais clientes queiram usá-la?
 

Criar uma app de raiz é um processo complexo, que envolve fases de brainstorming, definição de estratégia e implementação técnica. A LOBA é o parceiro que o vai acompanhar em todas estes momentos para, num trabalho de parceria constante, chegar a um produto final de sucesso.

Conheça melhor o nosso portfolio de aplicações e contacte-nos para saber mais.

    • 2024 LOBA
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos
      european funds logos